Neuropsicologia Clínica

 
 
 

Consulta de Neuropsicologia Clínica

 

Bárbara Coelho – Psicóloga Clínica e da Saúde Nº OPP: 20792

 

Tenta recordar-se de recados e datas importantes e nem sempre consegue? Sente dificuldades em permanecer atento nas tarefas? O seu raciocínio parece-lhe mais lento que o habitual? Então marque uma consulta de Neuropsicologia!

 
A Neuropsicologia é a ciência aplicada que estuda a relação entre o funcionamento cerebral, o comportamento e a cognição, tanto em condições normais como patológicas.

A Consulta de Neuropsicologia Clínica da NEUROFISIO – Centro de Neurofisiologia Clínica, Lda. integra duas valências independentes, embora complementares, que têm como objetivo a prevenção, o diagnóstico e a reabilitação das alterações cognitivas, emocionais e/ou comportamentais de origem neurológica.
 
 
 

Como se processa?

 
 
Avaliação Neuropsicológica
 
Meio complementar de diagnóstico que visa a identificação e análise compreensiva das dificuldades cognitivas, emocionais, comportamentais e funcionais de origem neurológica.

Esta avaliação permite identificar as funções mentais superiores que se encontram afetadas e preservadas (ex.: atenção, memória, linguagem, funções executivas, praxias, …), assim como a extensão das perdas.

A observação direta do comportamento, a entrevista clínica ao individuo e ao familiar/cuidador e as provas neuropsicológicas constituem os seus principais métodos de avaliação.
 
 
 
Reabilitação Neuropsicológica
 
 
 
 

A consulta de Neuropsicologia Clínica é indicada em situações, tais como:

 
  • Doenças neurodegenerativas (ex. Doença de Alzheimer, Degeneração FrontoTemporal, Doença de Parkinson, Demência de Corpos de Lewy)
  • Lesões Encefálicas Adquiridas (ex. Acidente Vascular Cerebral, Traumatismos Cranioencefálicos, Tumores Cerebrais)
  • Perturbações do foro psiquiátrico (ex. depressão, psicose)
  • Doenças genéticas (ex. Neurofibromatose, Síndrome de X Frágil, Síndrome de Williams)
  • Perturbações do neurodesenvolvimento (ex.: Perturbações do Espectro do Autismo, Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção)
  • Presença de sintomas específicos (ex. problemas de memória, dificuldades de concentração, perturbação do sono, dificuldades na realização das tarefas diárias…)
  • Avaliação do efeito de intervenções realizadas (terapêutica farmacológica; reabilitação neuropsicológica; neurocirurgias, …)
  • entre outras.